
A TV Cultura do Sertão foi a primeira e única emissora da cidade de Conceição do Coité, localizada no território do sisal, sendo transmitida pelo canal 8 na faixa em VHF, onde oferecia um diversificado conteúdo audiovisual que ía do jornalismo, entretenimento e programas de esportes, deu adeus as suas transmissões desde 2017.
O ponto forte do canal era o jornalismo, tendo como principais programas o Jornal de Valente, Jornal do Sertão e Sertão em Debate.
Fundada em outubro de 1995, pela Fundação Bailon Lopes Carneiro, a TV Cultura do Sertão, logo no primeiro ano desde sua concessão, o canal exibiu o primeiro debate político, que ocorreu entre os candidatos à prefeitura de Coité Ewerton Rios (Vertinho) e Misael Ferreira, em 1996.
Dois anos depois, no dia 29 de maio de 1998, a TV Cultura do Sertão foi retirada do ar após alguns bandidos invadirem os estúdios e roubarem os equipamentos de transmissão, e de acordo com as acusações, teriam sido a mando do então prefeito da cidade Everton Rios. Conforme boletim registrado na época, homens armados ameaçaram funcionários da emissora, e a Fundação Bailon Lopes Carneiro, para não arcar com mais prejuízos ainda, utilizaram equipamentos provisórios para voltarem ao ar, substituindo os que haviam sido roubados.
11 anos depois, em julho de 2009, a TV Cultura do Sertão refaz sua parceria com a TVE Bahia, mas logo depois acabam se separando novamente e entre essas idas e vindas da parceria, foram exibindo os programas da emissora soteropolitana.
Em 2017 teve seus transmissores desligados e a Fundação Bailon Carneiro tinha até o dia 31 de dezembro de 2022 para solicitar o novo licenciamento, mas não fizeram questão de realizar essa solicitação e saíram em definitivo do ar.
Siga o Informe Coité no Google Notícias e fique bem informado sobre tudo que acontece em Conceição do Coité e Região. Participe também da Comunidade no WhatsApp.