
NSC Total – Um incêndio atingiu uma das celas da Penitenciária de Florianópolis na tarde desta quarta-feira, 15/02, e matou três homens. Além disso, 43 ficaram feridos e foram encaminhados aos hospitais Governador Celso Ramos e Universitário. Um dos presos era baiano, identificado como Danilo Barros, de Salvador. Os outros dois eram Robson da Silva, de Ponte Serrada (SC), e Geberson de Souza, do Ceará.
O fogo teria sido ateado em colchões da cela 22 de adaptação, na ala de segurança máxima da unidade, por volta das 12h30min, segundo os bombeiros. Ao todo, haviam 46 detentos na ala. Segundo o presidente da Comissão de Assuntos Prisionais da OAB de Santa Catarina, Wiliam Shinzato, as vítimas morreram por intoxicação da fumaça. Ainda não se sabe como as chamas iniciaram no colchão.
Familiares dos detentos se reuniram em frente à unidade prisional em busca de informações sobre os presos feridos e mortos. Eles realizaram um protesto pedindo justiça e explicações para o incêndio. A Polícia Civil, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Samu e Polícia Científica estão no local, e dois helicópteros também atuam na ocorrência.

A Secretaria de Saúde informou que solicitou aos hospitais da região que se preparem para receber feridos do incêndio. Ao menos 17 médicos estão no interior da penitenciária atendendo e classificando o estado de saúde dos feridos. As equipes do bombeiros também fazem a triagem dos presos junto com a PM e o Departamento de Administração Prisional (Deap).
Em nota, o governo estadual informou que “atua de forma rápida com os Bombeiros Militares, a Secretaria de Administração Prisional e a Polícia Científica para combater o fogo, descobrir a causa do incêndio, identificar as vítimas e prestar socorro a qualquer outro apenado que possa ter sido afetado”.
Receba notícias do Informe Coité pelo WhatsApp
Veja a nota na íntegra:
“O governo atua de forma rápida com os Bombeiros Militares, a Secretaria de Administração Prisional e a Polícia Científica para combater o fogo, descobrir a causa do incêndio, identificar as vítimas e prestar socorro a qualquer outro apenado que possa ter sido afetado pela ocorrência na Penitenciária de Florianópolis.
Estão presentes no local seis equipes dos bombeiros, com viaturas de combate a incêndio, além de 3 ambulâncias avançadas do SAMU, um helicóptero, e diversas viaturas das forças de segurança. A prioridade é para evitar mais vítimas. Três óbitos foram confirmados pelos bombeiros.
Ao chegarem no local foi constatado o incêndio em uma cela, muita fumaça saindo de dentro dela. Em ação conjunta ocorreu o combate a incêndio e o resgate de três vítimas inconscientes. A equipe do SAMU está fazendo uma triagem dos presos, junto com a PMSC e o DEAP, para verificação de mais feridos. Até o momento, foram nove feridos.
O Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) foi acionado às 12h33min de hoje, quarta-feira (15), para atendimento de ocorrência de incêndio em cela, na penitenciária de Florianópolis, e atua no controle da situação desde então.
Conteúdo original publicado por NSC Total. Quer saber das notícias de Coité e Região primeiro? CLIQUE AQUI e participe do nosso grupo de WhatsApp!