
O TJ vai firmar convênio com a Universidade do Estado da Bahia (Uneb), dia 18 de agosto, às 14:30h, para passar a guarda dos documentos históricos do fórum de Conceição do Coité à universidade.
A documentação deve ser transferida ao Campus XIV, onde está sendo realizado um projeto de pesquisa sobre o patrimônio histórico-documental do município e da região. O projeto Memória Documental do Município de Conceição do Coité, coordenado pelo professor Aldo José Morais Silva, prevê o levantamento e a catalogação dos acervos histórico-documentais, que servirão de base para a constituição de um centro de pesquisas em ciências humanas (sobretudo em história) na universidade.
O trabalho consiste na localização, identificação da natureza, volume, condições de preservação e acesso da documentação, principalmente a oficial, motivo pelo qual estão sendo realizadas parcerias com os poderes públicos.
As instituições são instruídas quanto à importância da preservação e correta estruturação dos arquivos documentais, determinadas na Lei Federal 8.159, de 1991, que dispõe sobre a organização e finalidades dos arquivos públicos.
O projeto resultou da constatação pelo professor do desconhecimento da comunidade local sobre seu patrimônio histórico e da comunidade acadêmica sobre pesquisas utilizando este patrimônio como fonte. No evento, além da celebração do convênio, serão distribuídos livros doados pelo TJ ao campus da Uneb em Valença.
Publicado por Tribunal de Justiça do Estado da Bahia