
O deputado federal pelo Rio Grande do Sul Mauricio Marcon (Podemos) disse que a Bahia é um lugar “sujo” e de “pobreza”. Ele ainda comparou o estado nordestino ao Haiti. As declarações foram dadas em live realizada na noite de domingo (5) no perfil pessoal do parlamentar no Instagram. Autodeclarado conservador e antipetista, o deputado fez as críticas ao comentar o volume de votos de Lula (PT) no estado.
”A gente teve lá na Bahia, é um Haiti assim, não tem explicação. É uma pobreza, é tudo pichado, é sujo. E é uma área turística. A gente fica imaginando onde não é”, complementou Marcon.
Após a publicação do vídeo, o deputado recebeu críticas na publicação. No Twitter, o ex-presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) Joaquim Barbosa rebateu as declarações.
“Caro deputado Marcon: instrua-se, eduque-se, retenha essa baba ofídico-peçonhenta que emana da tua boca, seiva da violência que grassa em nosso país. Conheça direito a Bahia, o seu peso histórico, a sua estupenda arte, as suas magníficas igrejas e a sua contribuição para a formação da nacionalidade brasileira”, disse Joaquim Barbosa.
O deputado estadual do RS Leonel Radde (PT) afirma que registrou um boletim de ocorrência contra Marcon pelas “falas racistas e repletas de preconceito”.
“Não é possível que o nosso país conviver com esse tipo de racista na política! Fascista!”, escreveu o político petista em uma rede social.
O g1 tentou contato com o deputado. A assessoria de imprensa do parlamentar afirmou que está preparando um posicionamento, mas não havia enviado a nota até a última atualização desta reportagem.
Quem é Mauricio Marcon
Integrante da bancada gaúcha na Câmara dos Deputados para a legislatura 2023/2027, Mauricio Marcon (Podemos) tem 36 anos e é natural de Caxias do Sul, na serra gaúcha. Apoiador do ex-presidente Jair Bolsonaro, ele obteve 140.634 votos.
Conteúdo original publicado por g1 RS. Continue lendo na íntegra clicando aqui