
O Informe Coité, em parceria com o Águia Resgate, finalizou um resumo do balanço das ocorrências durante a Micareta de Coité. No total, do dia 28° até às 5h de segunda-feira, 1º de maio, foram registrados cerca de 50 atendimentos, e três chamados através do Disque Emergência do Projeto Águia, 75 99277 – 6077.
Para esta operação, o Águia e Resgate disponibilizou 15 profissionais por dia. Do total de duas viaturas de Suporte Básico (USB) utilizadas. As principais causas dos atendimentos registrados pelo órgão foram: queda da própria altura, crise de ansiedades, agressão física, casos clínicos como alcoolismo vinculados ao Coité Folia, dois acidentes de moto, nos dois casos os motociclistas perderam o controle do veículo e caíram. Não houve ferimento por arma branca e arma de fogo e óbito.

No primeiro dia do Coité Folia, na sexta-feira (28), seis ocorrências foram atendidas pela equipe do Águia e Resgate no plantão entre às 21h30 de sexta-feira e às 4h40 da madrugada de sábado de micareta em Conceição do Coité. De acordo com o órgão, não houve registro de mortes nem tampouco de “ocorrências de maior relevância” durante as últimas 7 horas no Coité Folia.

No segundo dia, no sábado (29), entre às 21h55 e às 4 horas da madrugada de domingo (30), o número de atendimento a vítimas foi semelhante ao do 1º dia da festa. Foram seis ocorrências, duas agressões fisicas, uma queda da própria altura, e uma crise de ansiedade. Em todos os casos as vítimas estavam alcoolizadas. Fora do circuito da festa, um homem de 28 anos ficou gravemente ferido após cair de moto durante a madrugada de domingo, na BA-409, em Conceição do Coité.
No terceiro e último dia foram mais de 35 atendimentos, às ocorrências sempre as mesmas, crise de ansiedades, agressão física, alcoolismo, um acidente de moto fora do circuito que teve como vítima fatal o pedreiro Carlos Alberto Oliveira Mascarenhas, de 45 anos.



O trabalho de segurança e saúde foi realizado em parceria com outros órgãos como a Polícia Militar da Bahia, que contou com a presença de policiais do Batalhão Sisaleiro, a Polícia Civil da Bahia, através da Delegacia Territorial de Conceição do Coité da 15ª Coorpin, da Guarda Civil Municipal (GCM) e a Brigada Voluntária Anjos da Vida. O Informe Coité manteve contato com os Anjos da Vida, mas não tivemos retorno.
Micareta de Coité com público recorde no encerramento do Coité Folia; segurança garantida pelo Batalhão Sisaleiro
O Coité Folia 2023 chegou ao fim com direito a recorde público estimado de aproximadamente 50 mil pessoas, no último domingo (30), em Conceição do Coité com muita festa e grandes atrações que aconteceram na Avenida do Comércio e contou com mais de 40 horas ininterruptas de música. A PMBA assegurou a realização do evento, reforçando a segurança nas principais vias e nos trajetos dos foliões até a festa (tanto na ida quanto no retorno do evento), bem como o apoio tático ao policiamento vindo de outras unidades.
Siga o Informe Coité no Google Notícias e fique bem informado sobre tudo que acontece em Conceição do Coité e Região. Participe também da Comunidade no WhatsApp.