
Uma jaguarundi foi capturada na manhã desta terça-feira (21), no quintal de uma casa no bairro Casas Populares, em Conceição do Coité. De acordo com informações do Águia Resgate, o animal estava machucado e já havia comido algumas galinhas.
📲 Clique aqui e acesse o Canal de Notícias do Informe Coité no WhatsApp
O jaguarundi, também chamado eirá, gato-mourisco, gato-preto e gato-do-mato-vermelho, é um mamífero carnívoro da família dos felinos. A princípio, os moradores da localidade pensaram que se tratava de um outro felino, uma onça jaguatirica. Assustados, os donos da residência acionaram o Águia Resgate para capturar o animal.
O coordenador do Águia Resgate, Gildo Carneiro, conta que a equipe não tiveram dificuldades para capturar o animal, que estava machucado. O felino, mesmo sendo de pequeno porte, é muito bravo e quando acuado fica muito agressivo”, afirmou. O gato-mouriço, cujo sexo não foi informado, foi levado para a Clinica Veterinária Salva Vet, onde ficou as cuidados de Dr Wellington. Ele foi examinado pelo veterinário, colocado em uma caixa e passará por exames nesta tarde, já que o felino está com ferimentos. Os cuidados, alimentação, medicação e consultas estão sendo oferecidos de forma voluntária por parte da clínica.
Após conhecimento da situação do animal, Hugo Araújo, Coordenador do Departamento de Meio Ambiente de Conceição do Coité, entrou em contato com Gildo Carneiro, Coordenador do Águia Resgate, e informou que o animal será encaminhado para Centro de Triagem de Animais Silvestres (CETAS), em Cruz das Almas, para reabilitação. Após recuperado, deve ser liberado na mata da região da Reserva do Mocambo, em Coité.
